Tuberculose no coração? Entenda mais sobre essa relação.

Você já ouviu falar sobre a tuberculose no coração? Sabe qual a relação dessa doença infecciosa e a saúde cardiovascular?

A tuberculose é a doença infecciosa que mais causa mortes no mundo todo, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas que sofrem de tuberculose duplicou após a pandemia.

Por isso, é fundamental falarmos sobre a tuberculose, em especial a tuberculose cardiovascular, devido a alta taxa de mortalidade que ela causa.

Com o avanço da pandemia causada pelo vírus da Covid-19, as ações de combate contra a tuberculose tiveram uma redução drástica, e com isso o número de casos levados a óbito duplicaram. Dessa forma, nesse mês de conscientização, falaremos sobre uma das formas mais graves dessa doença, a tuberculose no coração.

O que é tuberculose?

O dia 24 de março é uma data alusiva ao combate da tuberculose, uma doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente o pulmão, podendo afetar outros órgãos como o coração, ossos, sistema nervoso, sistema linfático, intestino, entre outros. A tuberculose é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Essa bactéria entra no organismo através das vias aéreas, alojando-se no pulmão ou em outras partes do corpo, chamamos essa variação da doença de tuberculose extrapulmonar.

Quais são os sintomas da tuberculose?

Os sintomas gerais da tuberculose estão relacionados com o órgão afetado, entretanto os sintomas mais comuns são respiratórios, como tosse seca e com sangue, dor no peito ao tossir e dificuldade de respirar.

Além disso, os principais sintomas da tuberculose extrapulmonar são:

• Cansaço excessivo
  • Perda de peso
  • Suor noturno
  • Febre

O que é tuberculose cardiovascular?

Com incidência menor que a tuberculose pulmonar, a tuberculose no coração foi relatada pela primeira vez em 1964, associada, principalmente a forma miliar, que explicaremos logo em seguida, isto porque, acredita-se que o coração tenha uma resistência natural à infecção tuberculosa.

A contaminação da tuberculose no coração ocorre pelas vias sanguíneas e artérias. Além disso, há estudos que destacam a maior incidência da tuberculose no átrio direito do músculo, devido a maior ocorrência de contaminação serem pelas vias linfáticas.

três formas que a tuberculose no coração pode ocorrer:

Forma nodular ou Tuberculoma isolado

É a forma mais frequente da tuberculose no coração, apresenta-se como um nódulo arredondado, de superfície irregular e de consistência firme.

Forma miliar

São várias formações nodulares onde concentra um grande número de bactérias que se dissemina pela corrente sanguínea no corpo todo, além de causar o deslocamento das fibras musculares e alguns focos de degeneração do miocárdio (coração).

Forma difusa infiltrativa

Essa forma apresenta uma substituição do músculo do miocárdio por um tecido amarelado nas áreas afetadas.

É válido ressaltar que a tuberculose, quando diagnosticada precocemente, tem cura. Outro ponto, é acerca dos sintomas da tuberculose no coração, pois esta manifesta-se silenciosamente na maioria das vezes, com os mesmos sintomas nas demais variações, febre, rápido emagrecimento, suor noturno. Porém, pode haver distúrbios de condução e arritmias causadas pela doença.

Assim, o diagnóstico é feito pelo exame anatomopatológico do tecido coletado, após detecção de lesões no miocárdio. E o tratamento é feito através da administração de analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios ou medicação antifúngica.

Por fim, mantenha uma rotina de cuidados com sua saúde do coração. Ressaltamos que há diversas doenças silenciosas que podem trazer graves consequências para sua qualidade de vida.

Conheça os serviços do Dr. Leonardo Martins Pires

Mestre e Doutor em Cardiologia, o Dr. Leonardo Martins Pires é especializado em Eletrofisiologia Clínica e Invasiva e é membro da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas. O Dr. Leonardo também é diretor de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul e faz atendimento em quatro Hospitais na região de Porto Alegre. Clique aqui para conhecer os locais de atendimento e agendar uma consulta.