ESPECIALIDADES

Eletrofisiologia Clínica Invasiva

A Eletrofisiologia Clínica Invasiva é a subespecialidade da cardiologia que realiza o diagnóstico e o tratamento invasivo das arritmias cardíacas, através de procedimentos como o estudo eletrofisiológico e a ablação por cateter.

 

Após avaliação clínica – história relatada pelo paciente, exame físico realizado pelo médico, avaliação de exames complementares – pode-se lançar mão da realização destes
procedimentos.

O estudo eletrofisiológico é realizado para a avaliação de sintomas como palpitação, desmaios, síncope, cansaço aos esforços e tonturas – dentro de um contexto da avaliação médica. Doenças como a síndrome do seio carotídeo, doença do nó sinusal, bloqueios sino-atriais, bloqueios átrio-ventriculares e arritmias supraventriculares e ventriculares podem ser diagnosticados durante o procedimento.

 

A ablação por cateter realiza o tratamento definitivo de diversas arritmias, como taquicardia por reentrada nodal, síndrome de Wolff-Parkinson-White, taquicardia atrial, flutter atrial, extrassístole atrial, fibrilação atrial, extrassístole ventricular e taquicardia ventricular.