ESPECIALIDADES

CARDIOLOGIA

Doenças cardiovasculares hereditárias

A cardiologia é a área da medicina dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento das condições do coração, assim como doenças que afetam o sistema cardiovascular e outros componentes do sistema circulatório.

Os cuidados com o coração englobam a prevenção dos fatores de risco cardiovasculares e tratamento das doenças que já atingem o coração.

Fatores de risco cardiovasculares: idade, gênero, dislipidemia, obesidade, sedentarismo, tabagismo, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, história familiar, insuficiência renal crônica, aterosclerose.

Doenças cardiovasculares: arritmias cardíacas, cardiopatia isquêmica (infarto agudo do miocárdio, angina estável), miocardiopatias, insuficiência cardíaca, doenças valvares, doenças da aorta e artérias periféricas.

Quais são as principais
doenças cardiovasculares?

Também conhecida como “pressão alta”, a hipertensão acontece quando o coração bombeia o sangue rapidamente, aumentando a pressão arterial. Essa condição pode estar relacionada ao histórico familiar e genético, mas existem outros fatores que são considerados de risco, como a obesidade, o sedentarismo, consumo excessivo de sal, álcool e o tabagismo, por exemplo. É uma doença silenciosa, que demonstra poucos sintomas, por isso é importante estar sempre atento aos sinais do corpo e manter-se sempre em dia com os exames.

Caracteriza-se por batimentos irregulares no coração; pode ser causado por fatores genéticos, pela ansiedade, situações de estresse, medo, problemas na tireoide, entre outros. A arritmia, além de causar desconforto, pode apresentar risco à saúde do paciente, causar desmaios, dores, falta de ar.

É o resultado da obstrução das artérias coronárias, normalmente causado pelo acúmulo de gordura no seu interior, acarretando na má irrigação do músculo cardíaco. O infarto do miocárdio, ou “ataque cardíaco”, é muito frequentemente causado pelo agravamento dessa condição.

Fique atento!

SINTOMAS

Existem muitos sintomas a observarmos para estarmos sempre em dia com a saúde. Claro, o ideal é que realizemos exames indicados periodicamente, mas, caso você perceba a presença de algumas dessa condições ao lado, procure um médico o mais rápido possível.

Conte conosco para manter a saúde do coração e do corpo em dia. Marque uma consulta avaliativa e não deixe de realizar exames de rotina.