Você sabe o que é a Taquicardia Sinusal?

Taquicardia Sinusal

Você sabe o que é a Taquicardia Sinual? Acompanhe a leitura do texto de hoje para aprender mais sobre ela e suas causas!

O Ritmo Sinusal é o ritmo normal do coração, ou seja, aquele impulso que é gerado no átrio direito e se chama Nó Sinusal. No entanto, quando falamos de Taquicardia Sinusal, significa que o impulso está sendo gerado no local correto, mas está rápido – por isso o termo Taquicardia.

Quais são as causas da Taquicardia Sinusal?

Vai desde coisas simples, como corridas ou outros exercícios físicos, sustos, aborrecimentos ou a própria raiva. Mas também devemos lembrar que algumas doenças, a maioria delas fora do coração, podem levar à Taquicardia Sinusal, por exemplo, pacientes que têm infecções e febre podem elevar a frequência cardíaca e desenvolver a Taquicardia Sinusal.

Outra causa comum da Taquicardia Sinusal é a Crise Tireotóxica, que acontece quando existe um hipertireoidismo. Pacientes com Embolia Pulmonar também podem apresentar a Taquicardia Sinusal, sendo ela um dos primeiros sinais que pode ser utilizado à realização do seu diagnóstico. Outros sintomas comuns são febre, dor no peito, falta de ar.

O que é o Ritmo Sinusal?

Você sabe o que é o ritmo sinusal? Existe motivo para preocupação caso o seu eletrocardiograma você se depare com esse termo?

Ritmo Sinusal é o ritmo normal do coração, ele nasce em uma região alta do átrio direito onde contém células de automatismo – a capacidade de gerar eletricidade de forma regular e contínua. É mais ou menos parecido com um relógio de cordas que se torna automático.

O impulso gerado no Nó Sinusal é transmitido eletricamente para os átrios e, posteriormente, para os ventrículos, isto gera uma contração mecânica que faz com que o sangue leve oxigênio e glicose do coração para todo o organismo. Em média, o nó sinusal dispara de 80 a 120 mil impulsos por dia, ou seja, em torno de 80 a 120 mil batimentos cardíacos.

Arritmia Sinusal do tipo respiratório

Para entendermos como a Arritmia Sinusal acontece, primeiro, precisamos comprrender como acontece a respiração.

A pressão de dentro do pulmão é igual a pressão de fora do pulmão e, quando uma pessoa realiza a expiração, o seu diafragma vai para baixo fazendo com que a pressão de fora fique maior do que a pressão de dentro. Para que as pressões voltem a igualar, o ar vai entrar nos pulmões através da inspiração.

Taquicardia Sinusal
Saiba como a Taquicardia Sinusal está ligada à nossa respiração

A diminuição da pressão pela respiração também aumenta a pressão abdominal e diminui a pressão torácica e, assim, a Arritmia Sinusal acontece. O sangue que está no compartimento abdominal vai em direção ao tórax, que agora tem uma pressão menor. Com isso existe um aumento do retorno venoso e, com ele, aumenta o enchimento do átrio direito e, consequentemente, do ventrículo direito.

O sistema de regulação autonômica em crianças, adolescentes e adultos mais jovens ainda não está maduro, então, com o aumento do retorno venoso o coração responde a isso com um aumento de frequência cardíaca.

Quais são as causas da Taquicardia Sinusal?

Existem vários motivos para um paciente ter uma Taquicardia Sinusal: exercícios, em estado hiperadrenérgico em que aconteceu uma liberação de adrenalina, situações de choque ou infecções. Na maioria das vezes a Taquicardia Sinusal é uma resposta completamente normal do organismo, e ela é esperada – não precisando ser controlada na maioria das vezes.

Existem algumas síndromes raras relacionadas à Taquicardia Sinusal que podem não ser benignas, como a tireotoxicose, a reentrada sinusal ou a própria taquicardia sinusal inapropriada. Na maioria das vezes as taquicardias sinusais não são abordadas farmacologicamente porque elas servem como mecanismos de defesa para o próprio paciente – como nos casos de assepsia ou de vasodilatação acentuado.

Existem situações em que o próprio volume sistólico está inapropriado e, para compensar esse choque, ele vai tentar aumentar a resistência vascular periférica e a resistência cardíaca. Se o médico entrar com um remédio para interferir nisso, ele pode descompensar o paciente e levar a situação de um choque franco de difícil controle.

Tirando alguns casos, como a tireotoxicose, a taquicardia sinusal não deve ser abordada farmacologicamente.

Quais são as causas da Bradicardia Sinusal?

O paciente pode ser vagoônico, ou seja, ele tem um tônus do vago parassimpático mais acentuada. Normalmente esse paciente é o atleta que tem o preparo físico tão importante que o coração, com uma frequência menor, consegue manter a pressão por um volume sistólico mais pronunciado.

Mas não precisa ser um atleta para poder ter esse tipo de frequência cardíaca, muitos pacientes apresentam a bradicardia sinusal quando estão dormindo porque o sono apresenta um predomínio do parassimpático – fazendo com que a frequência cardíaca se abaixe.

Além disso, existem drogas que são capazes de causar um cronotropismo negativo, ou seja, elas diminuem a frequência cardíaca através de diversos mecanismos de atuação. As mais usadas no contexto clínico são os betabloqueadores, bloqueadores do canal de cálcio e alguns antiarrítmicos.

Assim como na taquicardia sinusal, a bradicardia sinusal é assintomática e não exige nenhuma conduta médica. Inclusive, ela é desejada por muitos médicos que têm pacientes que precisam tomar betabloque, e que precisam manter um alvo de frequência cardíaca entre 50 e 60.

Por isso, ao paciente ser analisado, é importante perceber se a sua bradicardia tem alguma causa clínica, fazendo exercício ou se o eletrocardiograma foi feito durante o sono, se ele está fazendo o uso de algum medicamento. Caso contrário, o paciente pode estar apresentando uma resposta vagal inapropriada.