Você sabe o que são arritmias cardíacas?
O coração é uma espécie de bomba hidráulica e ele precisa se contrair ritmicamente para conseguir bombear o sangue e levá-lo a todos os órgãos do nosso corpo. O coração se contrai, em média, sessenta a setenta vezes por minuto de forma regular e cadenciada. Qualquer alteração que modifique essa cadência de batimentos sao chamada de arritmias cardíacas.
São chamadas de taquicardias as arritmias cardíacas que são aceleradas, e fazem com que o batimento cardíaco fique mais rápido. Elas também podem desacelerar os batimentos do coração, fazendo com ele que se contraia mais lentamente do que o normal, e essa condição é chamada de bradicardia.
Essas situações não são normais, mas há algumas condições em que o coração pode sim apresentar-se mais lento, como durante o sono ou em pacientes mais idosos. Existem também situações de estresse, ansiedade ou esforços físicos que fazem com que o coração bata mais rápido, mas ainda assim em um ritmo normal.
Para ser caracterizado como o arritmia o ritmo precisa ser anormal e inesperado, de forma não prevista pelo paciente.
Existe cura para as arritmia cardíacas?
Sim, existe. Hoje a cura das arritmias cardíacas é uma realidade. Existem pessoas que vivem muitos anos com arritmias que provocam uma perda muito grande em sua qualidade de vida, com idas frequentes ao pronto socorro, muitas vezes, para tomar choques e fazer com que o coração volte a bater normalmente. Hoje nós podemos, de uma maneira bastante segura, curar a maioria delas.
Existe tratamento caseiro para a arritmia?
Existem condutas que o paciente pode ter em sua casa para evitar as arritmias. Por exemplo, grande parte do estresse acaba existindo dentro de casa. Se for possível para o paciente estar em um ambiente em que ele possa descansar e relaxar mais, as chances de ataque de arritmias são menores.
Pessoas com arritmia podem se exercitar?
O exercício pode agravar a arritmia e por isso é importante que, antes de começar a se exercitar, a pessoa procure o médico para fazer uma avaliação dos riscos de de arritmia.
Somente idosos têm arritmia?
Não. As arritmias acontecem em todas as idades, inclusive antes do nascimento.
O coração não volta ao ritmo normal se tem arritmia?
Existem muitas arritmias que são auto limitadas, então ocorre a arritmia e ela reverte espontaneamente. É comum casos de pacientes com arritmia que procuram um pronto socorro porque ela não estava passando e, ao chegar lá, a arritmia se reverteu espontaneamente.
As arritmias que não revertem também existem, e somente com o tratamento imediato no pronto socorro o paciente vai conseguir normalizar o seu batimento cardíaco.
Tomar termogênico causa arritmia?
O termogênico origina uma sobrecarga metabólica que vai fazer com que surjam arritmias ocultas, ou pode até mesmo induzir o surgimento de novas arritmias. Por isso é importante que as pessoas façam uma avaliação cardiológica antes de utilizar esse tipo de substância.
Dormir mal pode causar arritmia?
Sim e, atualmente, existe um grande capítulo da Cardiologia que se preocupa com a apneia do sono. A pessoa pode dormir mal por diversas razões, mas o mecanismo mais frequente é a condição chamada de apneia obstrutiva do sono. O seu principal sintoma são roncos intensos acompanhados de paradas respiratórias, e esses momentos podem provocar tanto arritmias aceleradas como paradas cardíacas momentâneas.
As interrupções respiratórias não permitem uma boa oxigenação do sangue e, consequentemente, podem provocar hipertensão arterial, arritmias e uma diminuição significativa da qualidade de vida da pessoa.
Conheça os serviços do Dr. Leonardo Martins Pires
Mestre e Doutor em Cardiologia, o Dr. Leonardo Martins Pires é especializado em Eletrofisiologia Clínica e Invasiva e é membro da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas. O Dr. Leonardo também é diretor de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul e faz atendimento em quatro Hospitais na região de Porto Alegre. Clique aqui para conhecer os locais de atendimento e agendar uma consulta.