As 8 dúvidas principais sobre arritmias cardíacas

Arritmias cardíacas

No post de hoje trouxemos as 8 principais dúvidas entre os nossos pacientes sobre as arritmias cardíacas. Sabemos que arritmias cardíacas são as principais causas que levam a óbito no mundo todo. Por isso, separamos as dúvidas que mais chegam no consultório sobre o tema. 

O que são arritmias cardíacas?

As arritmias são alterações geradas na condução de estímulos elétricos, provocando alterações no ritmo cardíaco, dificultando o transporte de oxigenação e sangue para as demais partes do corpo.

As arritmias apresentam mais de uma forma de alteração, como por exemplo:

  • Taquicardia: Aumento dos batimentos do coração
  • Bradicardia: Diminuição dos batimentos cardíacos e batimentos de forma descompassada

Qual a gravidade das arritmias?

A arritmia cardíaca, se não diagnosticada rapidamente e de forma correta podem causar paradas cardíacas, doenças do coração e em casos muito graves a morte súbita.

Quais são os principais sintomas de arritmias cardíacas?

Os sintomas costumam ser bastante recorrentes e de forma bem nítida, por isso, caso persista em sintomas como os abaixo, procure um cardiologista o mais breve possível.

  • Frequentes quedas de pressão;
  • Sensação de palpitação no coração;
  • Falta de ar após praticar pouca atividade física ou nenhuma;
  • Desmaios;
  • Fadiga;
  • Vertigens ou enjoos;

Qual o seu tratamento?

O tratamento pode ser feito de forma medicamentosa, através de anticoagulantes que auxiliam na circulação do sangue, evitando que coágulos se locomovam para áreas inadequadas como o cérebro ou através de medicamentos antiarrítmicos para que os batimentos sejam normalizados.

Além dos tratamentos momentâneos, é importante ir em busca da origem  do problema, para que assim, não haja riscos de problemas mais graves no futuro.

Como prevenir?

Apesar do principal fator ser hereditários, existem maneiras de previnir a doença e agravamentos como:

  • uso de cigarros;
  • alto consumo de bebidas alcoólicas;
  • Alimentação balanceada;
  • Evitar o sobrepeso;
  • Controle de doenças como diabetes e hipertensão;

As arritmias sempre causam morte súbita?

Nem sempre as arritmias levam a morte, em muitos casos, podem ser tratadas a partir de medicamentos que auxiliam na volta dos batimentos cardíacos normais.

Mas em alguns casos muito graves, pode sim levar a uma morte súbita, principalmente nos grupos de risco, como idosos, sobrepesos, hipertensos e diabéticos, além de que fatores genéticos também podem agravar as arritmias 

Qual a faixa etária mais propensa a ter arritmias cardíacas?

Apesar de muitos pensarem que os idosos são aqueles que possuem maior riscos de terem arritmias cardíacas, felizmente não sofrem tanto com isso quanto a população que está na sua fase mais ativa, ou seja entre os 20 e 40 anos.

A arritmia está mais presente nessa faixa etária devido a correria do dia dia, onde acabam por se alimentar de forma inadequada, alto teor de estresse e falta de atividades físicas para melhorar o seu condicionamento.

É extremamente importante cuidar do seu condicionamento físico e mental para ter uma vida com poucos riscos de problemas no coração.

Arritmias cardíacas

Por que a prática de esportes faz bem para o coração?

A prática de esportes, de forma correta e moderada, é extremamente importante para a saúde do seu coração.

As atividades físicas auxiliam nas funções do coração, consequentemente, melhorando o seu condicionamento físico e sua qualidade de vida.

Mas lembre-se sempre de procurar orientações médicas, principalmente se já houver algum tipo de anormalidade do coração, pois uma carga excessiva pode acabar sobrecarregando o coração, então lembre-se! Procure pelo auxílio médico para saber quais esportes e intensidades você poderá praticar.

Conheça os serviços do Dr. Leonardo Martins Pires

Mestre e Doutor em Cardiologia, o Dr. Leonardo Martins Pires é especializado em Eletrofisiologia Clínica e Invasiva e é membro da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas. O Dr. Leonardo também é diretor de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul e faz atendimento em quatro Hospitais na região de Porto Alegre. Clique aqui para conhecer os locais de atendimento e agendar uma consulta.

Categorias

últimas notícias:

homem em dúvida com mitos e verdades
Cuidados com o coração

Mitos e verdades sobre o seu ritmo cardíaco

A disseminação de notícias falsas é um grande alarme atualmente, e na área da saúde não é diferente. É com base em conteúdos compartilhados livremente que muitas pessoas buscam se automedicar ou tratamentos alternativos, inclusive para questões sérias, como o próprio ritmo cardíaco, por exemplo.

Ver Mais »
menopausa - mulher sentada no sofá sorrindo e com os pés para cima
Cuidados com o coração

A chegada da Menopausa pode influenciar no ritmo cardíaco?

Além do avançar da idade que representa um risco maior à algumas condições cardíacas, as mulheres enfrentando o período da menopausa encaram uma situação ainda mais delicada. Isso porque toda a mudança que este período representa em seu organismo também pode ter consequências no coração.

Ver Mais »

Compartilhe a notícia nas suas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Skype
WhatsApp
Email