O que são arritmias?

Arritmias

Arritmias cardíacas são alterações do ritmo cardíaco. Quando rápidas elas são denominadas de taquicardias e, quando lentas, elas se chamam bradicardias. Existem, também, arritmias que não são rápidas e nem lentas, apenas determinando irregularidades dos batimentos cardíacos.

Qualquer pessoa, independente da sua faixa etária ou sexo, pode sofrer uma arritmia cardíaca. Os seus sintomas mais comuns são palpitações, desmaios e tonturas.

Quais são os seus tipos e sintomas?

Os sintomas variam de acordo com qual arritmia o paciente está acometido, por exemplo, as taquicardias produzem palpitações, que são um desconforto nos batimentos cardíacos. Dentre as arritmias rápidas, podemos destacar:

Taquicardia Sinusal:

Essa arritmia acontece quando o coração acelera devido a um esforço físico ou a um susto repentino, por exemplo.

Taquicardia Supraventricular:

É a arritmia que acontece com início e término súbito e, em geral, elas têm em torno de 170 ou 180 batimentos por minuto. A Taquicardia Supraventricular também leva à palpitação e, muitas vezes, ela pode vir a ser muito incômoda.

Taquicardia ventricular

Além dessa arritmia também levar à palpitação, a Taquicardia Ventricular tem um risco maior porque, na maioria das vezes, ela está associada a uma doença cardíaca – como, por exemplo, uma dilatação no coração.

A arritmia pode se desenvolver em pessoas que tiveram a Doença de Chagas, passaram por infartos e ficaram com uma sequela dilatada no coração, ou até mesmo pacientes com doenças genéticas.

O que é Pré-Síncope e Síncope?

Outros sintomas das dessas condições cardíacas são tonturas com escurecimento visual, chamado de Pré-síncope, ou a perda transitória da consciência, denominada Síncope. Existem alguns casos que podem levar a esses sintomas, como as Taquicardias Ventriculares e as lentas.

Quais são as arritmias lentas?

Arritmias
Conheça as principais Arritmias Cardíacas!

Bradicardias

A Bradicardia é uma arritmia que acontece quando o coração bate muito lentamente falta oxigenação cerebral e, com isso, a pessoa pode sentir uma sensação de que vai desmaiar, seguido de tontura com escurecimento visual. Na Braquicardia a pessoa pode até chegar a desmaiar, que é o que acontece quando há bloqueios cardíacos  por conta da existência de uma bradicardia sinusal.

A bradicardia sinusal pode acontecer, por exemplo, quando o coração fica lento por conta de uma doença no marcapasso natural do coração, também chamado de Doença do Nó Sinusal.

Outro sintoma que as Bradicardias podem provocar são dores no peito, que acontecem quando elas são tão rápidas e promovem uma angina relativa. Isso ocorre quando o paciente já tem algum entupimento cardíaco, ou seja, a obstrução de uma artéria coronária.

Taquicardiomiopatia

A falta de ar é um sintoma que também pode estar associado a essa condição porque em algumas delas, como na fibrilação atrial, o paciente pode ter o batimento muito acelerado sem perceber.

Isso acontece porque, em algumas casos, o paciente não consegue perceber os seus sintomas. É comum casos de pacientes que apresentam uma média de 170 batimentos por minuto durante meses, mas sem apresentar sintomas nítidos.

Quando o paciente não consegue sentir os sintomas da arritmia e o seu coração dilata, então, temos um caso de Taquicardiomiopatia. Essa insuficiência cardíaca leva a pessoa a ter uma falta de ar secundária a um batimento cardíaco acelerado por semanas, e que não foi percebido.

Benignas

Existem condições cardíacas benignas como as extra sístoles ventriculares ou supraventriculares, e elas podem ser muito incômodas porque o paciente tem a percepção de uma falha em seu batimento. Se a arritmia for avaliada como extra sístoles ou classificada como benigna, o paciente pode apenas precisar fazer um acompanhamento e receber medicações sintomáticas.

Malignas

É importante que os sintomas das arritmias cardíacas sejam muito bem avaliados para que o médico consiga compreender quais são os riscos na saúde do paciente. A fibrilação atrial, por exemplo, é uma arritmia que pode levar a taquicardiomiopatia e, consequentemente,  aumenta em até 5 vezes a probabilidade de um derrame.

Conheça os serviços do Doutor Leonardo Martins Pires

Mestre e Doutor em Cardiologia, o Dr. Leonardo Martins Pires é especializado em Eletrofisiologia Clínica Invasiva e é membro da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas. O Dr. Leonardo também é diretor de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul e faz atendimento em quatro Hospitais na região de Porto Alegre. Clique aqui para conhecer os locais de atendimento e agendar uma consulta.