O que são as Taquicardias Supraventriculares Paroxísticas (TSP)?

Taquicardias Supraventriculares Paroxísticas, dor no coração

As Taquicardias Supraventriculares Paroxísticas (TSP), é uma arritmia cardíaca, que acelera o coração a uma frequência de 160 a 220 batimentos por minuto. O problema surge subitamente nos tecidos do átrio, nó sinusal, ou vias acessórias extranodais.

O desencadeamento dessa arritmia pode ser originada a partir de um batimento prematuro, que faz com que o coração atinja um ritmo acelerado. Além disso, o desencadeamento frequente, pode ser causado por diversos tipos de anomalias.

Ademais, o surgimento da Taquicardia, acontece e termina de forma súbita, podendo durar alguns minutos, ou até mesmo horas, gerando desconforto e sensação de palpitação.

Qual a diferença entre Taquicardia por reentrada nodal e Taquicardia por reentrada AV?

A principal diferença entre a Taquicardia por reentrada nodal e Taquicardia por reentrada AV, é o local de origem da arritmia.

  • Taquicardia por Reentrada Nodal: é caracterizada pela reentrada da pulsação elétrica na área do nó atrioventricular. Costuma ser duas vezes mais recorrente em mulheres e se apresenta de forma benigna.
  • Taquicardia por reentrada AV: é caracterizada pela ativação do miocárdio no ventrículo, ao invés de acontecer no átrio direito.

FAQ: Dúvidas frequentes

Após falar um pouco mais sobre as taquicardias, iremos sanar algumas das principais perguntas feitas sobre ela.

Taquicardias Supraventriculares Paroxísticas é benigna?

As TSP, assim como qualquer outro tipo de taquicardia, deve possuir acompanhamento médico, para conseguir fazer o seu controle correto e não correr riscos de futuras complicações e até mesmo mortes súbitas.

Benigno: Termo usado para doença branda e não progressiva.

TSP pode ser causada pela ansiedade?

Uma das principais causas da ativação da TSP é a ansiedade, devido a liberação de hormônios como a adrenalina, que aumentam o nível de batimentos cardíacos.

Além disso, uma rotina estressante e também a depressão, se enquadram em possíveis agravantes da Taquicardias Supraventriculares Paroxísticas.

Quando a taquicardia pode ser perigosa?

A taquicardia começa a se tornar perigosa, quando acontece de forma súbita e causa dores no peito, falta de ar, tonturas, desmaios e durante o sono (conhecido como apneia).

Qualquer tipo de sensação de uma possível taquicardia, é indicado procurar um médico cardiologista.   

O que fazer na TSP?

Para o controle das TSP, o  principal a ser feito é procurar o auxílio médico para descobrir qual a origem desse problema e tratá-lo de maneira correta. Visto que, normalmente é necessário o uso de medicamentos, mudança de rotina e até mesmo cirurgias.

Além disso, existem algumas maneiras de controlar os batimentos cardíacos no momento em que a TSP ataca.

Nesses casos, é necessário desacelerar o ritmo do coração, podendo ser feito:

  • Uso de compressas geladas no rosto;
  • Tossir com força em torno de umas 5 vezes;
  • Assoprar lentamente com a boca semi-aberta algumas vezes;
  • Respirar fundo lentamente algumas vezes;
  • Fazer contagem regressiva de maneira lenta e olhando para cima;
  • Se posicionar em pé e levar o tronco em direção às pernas; 

Qual o melhor tratamento para TPS?

O tratamento da TSP sempre se inicia a partir da tentativa de aumentar o tônus vagal. Isso pode ser feito a partir de manobras valsalva ou a massagem do seio carotídeo.

Além disso, normalmente é utilizado o uso de medicamentos (antiarrítmicos, bloqueadores dos canais de cálcio e etc), cardioversão e ablação para resolver a situação a longo prazo.

Conheça os serviços do Dr. Leonardo Martins Pires

Mestre e Doutor em Cardiologia, o Dr. Leonardo Martins Pires é especializado em Eletrofisiologia Clínica e Invasiva e é membro da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas. O Dr. Leonardo também é diretor de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul e faz atendimento em quatro Hospitais na região de Porto Alegre. Clique aqui para conhecer os locais de atendimento e agendar uma consulta.

Categorias

últimas notícias:

homem em dúvida com mitos e verdades
Cuidados com o coração

Mitos e verdades sobre o seu ritmo cardíaco

A disseminação de notícias falsas é um grande alarme atualmente, e na área da saúde não é diferente. É com base em conteúdos compartilhados livremente que muitas pessoas buscam se automedicar ou tratamentos alternativos, inclusive para questões sérias, como o próprio ritmo cardíaco, por exemplo.

Ver Mais »
menopausa - mulher sentada no sofá sorrindo e com os pés para cima
Cuidados com o coração

A chegada da Menopausa pode influenciar no ritmo cardíaco?

Além do avançar da idade que representa um risco maior à algumas condições cardíacas, as mulheres enfrentando o período da menopausa encaram uma situação ainda mais delicada. Isso porque toda a mudança que este período representa em seu organismo também pode ter consequências no coração.

Ver Mais »

Compartilhe a notícia nas suas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Skype
WhatsApp
Email