Doenças cardiovasculares hereditárias

Doenças cardiovasculares hereditárias

O índice de mortalidade de doenças cardiovasculares é extremamente alto no mundo, o Brasil registra mais de 200.000 óbitos decorrentes de problemas cardíacos, somente no ano de 2021. Sabe-se que essas doenças são causadas, geralmente, devido a vida sedentária, hábitos nocivos como tabagismo, rotinas de muito estresse, entre outros.

Porém, no final de outubro de 2021, o jogador do Barcelona, Sérgio Agüero, foi dispensado no primeiro tempo da partida, após passar mal e ser diagnosticado com um quadro de arritmia cardíaca complexa. E, recentemente, confirmou aposentadoria do futebol em função da doença.

E a partir desse cenários, trouxemos a tona um questionamento importante: como é possível um atleta saudável ser diagnosticado com um quadro de arritmia cardíaca?

Como é possível doenças cardíacas atacarem pessoas saudáveis?

Quando pensamos que as causas para o desenvolvimento de doenças cardíacas estão atreladas aos maus hábitos da sociedade, como é possível justificar o caso do jogador Agüero? E a resposta é simples: doenças cardiovasculares hereditárias.

O que são as doenças cardiovasculares hereditárias?

Caracteriza-se como doenças cardiovasculares hereditárias, aquelas doenças causadas por genes que sofreram mutação genética, carregando de um familiar para outro. Dessa forma, a maior propensão de desenvolver anormalidades no funcionamento do coração ou da estrutura cardíaca, independentemente da vida saudável que o paciente possua.

Há algumas desordens genéticas que aumentam o risco de aumentar o nível de colesterol no sangue, formam aneurismas na aorta e, consequentemente, aumenta o risco de infarto.

Quais doenças cardiovasculares mais comuns de serem hereditárias?

Nos quadros analisados de pacientes ativos, estão inclusas:

  • Cardiomiopatias: doenças que afetam diretamente o músculo do coração, como é o caso da cardiomiopatia hipertrófica e a cardiomiopatia dilatada;
  • Arritmias hereditárias: devido a anormalidade do funcionamento do sistema elétrico do coração, pode-se desenvolver doenças como a síndrome do QT Longo, a síndrome de Brugada e a taquicardia ventricular polimórfica catecolaminérgica;
  • Doenças da aorta que aumentam a propensão de formação de aneurismas como é o caso da Síndrome de Marfan;
  • Hipercolesterolemia familiar: que consiste na presença de colesterol muito elevado e risco de infarto em idade precoce.

Como sempre é reforçado, o diagnóstico precoce é de extrema importância para evitar consequências severas no futuro, como a morte súbita. Assim, com o avanço da medicina e os estudos sobre essas doenças, é possível um rastreamento de doenças cardíacas nos familiares através de teste genético, que falaremos a seguir.

O que é um teste genético e como são realizados?

Os testes genéticos são realizados para diagnosticar doenças cardíacas hereditárias através da análise dos principais trechos do DNA que podem estar implicados em cada uma delas. 

Analisemos a seguinte situação, um paciente com hábitos saudáveis apresenta um quadro de colesterol alto e há histórico de infarto prematuro na família, este paciente é elegível para realizar um teste genético para identificar a causa genética do paciente afetado, e também possibilitando aos demais familiares, identificarem quais deles herdaram aquele gene.

Um outro fator benéfico neste tipo de teste é quanto a possibilidade de direcionar os devidos cuidados com àqueles que testarem positivo para o gene, e também, se atentar às gerações subsequentes.

Por fim, é de extrema importância à atenção quanto a saúde do coração, seja ela com a identificação de genes propensos a desenvolver qualquer quadro de doença cardiovascular, mas também com pessoas saudáveis, tendo em vista o grande número de óbitos causados por doenças cardíacas.

Conheça os serviços do Dr. Leonardo Martins Pires

Mestre e Doutor em Cardiologia, o Dr. Leonardo Martins Pires é especializado em Eletrofisiologia Clínica e Invasiva e é membro da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas. O Dr. Leonardo também é diretor de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul e faz atendimento em quatro Hospitais na região de Porto Alegre. Clique aqui para conhecer os locais de atendimento e agendar uma consulta.

Categorias

últimas notícias:

homem em dúvida com mitos e verdades
Cuidados com o coração

Mitos e verdades sobre o seu ritmo cardíaco

A disseminação de notícias falsas é um grande alarme atualmente, e na área da saúde não é diferente. É com base em conteúdos compartilhados livremente que muitas pessoas buscam se automedicar ou tratamentos alternativos, inclusive para questões sérias, como o próprio ritmo cardíaco, por exemplo.

Ver Mais »
menopausa - mulher sentada no sofá sorrindo e com os pés para cima
Cuidados com o coração

A chegada da Menopausa pode influenciar no ritmo cardíaco?

Além do avançar da idade que representa um risco maior à algumas condições cardíacas, as mulheres enfrentando o período da menopausa encaram uma situação ainda mais delicada. Isso porque toda a mudança que este período representa em seu organismo também pode ter consequências no coração.

Ver Mais »

Compartilhe a notícia nas suas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Skype
WhatsApp
Email